Translate

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

"Ciência Hoje On-line": Fatalidade ou desleixo?

Com certa frequência, cidades como Petrópolis, Teresópolis e Angra dos Reis, todas no estado do Rio de Janeiro, são objeto de notícias tristes no verão: deslizamentos, alagamentos, mortes e prejuízos devido a temporais e chuvas torrenciais

No entanto, a recente tragédia que se abateu sobre a região serrana do Rio de Janeiro é inédita em muitos aspectos: pela violência da chuva, pela extensão da área atingida (que englobou Petrópolis, Teresópolis, Friburgo e arredores) e pela severidade das perdas humanas e materiais.

As imagens remetem mais a uma convulsão do que a uma tempestade: os rios mudaram de curso, há agora morros onde havia áreas planas. Enormes blocos de pedra jazem por todo lado. O evento já é chamado de pior tragédia ambiental do Brasil. Entre as agudas, em que há perdas massivas e abruptas, é sem dúvida a pior.

Jean Remy Guimarães discute as causas naturais, antrópicas e socioeconômicas desta que já é considerada a pior tragédia ambiental do Brasil.

Leia a coluna completa na CH On-line, que tem conteúdo exclusivo atualizado diariamente: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/terra-em-transe/fatalidade-ou-desleixo

Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=76057

Nenhum comentário:

Postar um comentário