Translate

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Como cuidar de sua câmera digital

Dave Johnson, PC World EUA
27-01-2011
Ganhou uma nova câmera? Siga nossas dicas para tirar o máximo de seus recursos e mantê-la funcionando por muito mais tempo.

Você ganhou uma nova câmera no Natal? Eu ganhei, e estou bastante animado com a Nikon D7000 que encontrei embaixo da árvore. Se você teve a mesma sorte, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para tirar o máximo de seu novo “brinquedo”, não importa o modelo.

Leia também
» Como escolher uma câmera digital
http://pcworld.uol.com.br/dicas/2010/09/28/como-escolher-uma-camera-digital/

» Entenda a linguagem da fotografia
http://pcworld.uol.com.br/dicas/2010/10/01/entenda-a-linguagem-da-fotografia/

Leia o manual

Deveria ser óbvio, mas são poucas as pessoas que lêem o manual do usuário que vem junto com a câmera. Não há nada errado em experimentar e descobrir os recursos por conta própria, mas eu aconselho fortemente que você encontre um tempo para ler o manual ainda no primeiro mês com ela. Mas há uma forma “certa” de fazer isso.

Minha recomendação é que você arrange uma tarde livre de compromissos ou distrações e se sente em uma poltrona confortável com uma xícara de chocolate quente, sua câmera, uma caneta e o manual. Comece a folheá-lo: você não precisa ler atentamente todas as páginas, ou vai acabar dormindo.

A cada seção, identifique sobre o que ela se trata e se pergunte se você sabe ou não usar esta função. Se sabe, pule para a próxima seção. Se não sabe, leia com atenção e imediatamente pegue a câmera para testar o que acabou de aprender. Se fizer isso você irá compreender melhor as informações, e se lembrará delas mais facilmente quando precisar.

Quando encontrar um recurso que você não sabe como usar, faça anotações na contracapa do manual. Está será sua “cola”, para que você não tenha que folhear o manual inteiro para se lembrar de como formatar o cartão de memória ou mudar o padrão de medição de luz. Você também pode anotar idéias sobre como ou quando usar um recurso interessante mas obscuro, como a “compensação do flash”. E aproveite o chocolate.

Troque as lentes

Se você é o feliz proprietário de uma nova câmera D-SLR, sugiro que comece a pensar em aumentar sua coleçao de lentes. Um dos maiores benefícios de uma SLR é o sistema de lentes intercambiáveis que lhe permite modificar a distância focal de acordo com a cena a ser fotografada. Eu tenho três lentes: uma lente macro de 105mm para fotos da natureza em close, uma lente de uso geral de 18-200mm que levo para todo lugar e uma lente telephoto de 400mm para quando preciso fotografar objetos distantes.

Dê uma olhada na lente que veio com sua SLR, geralmente conhecida como “kit lens” (lente do kit - porque é parte do kit que inclui também o corpo da câmera): ela provavelmente não é uma lente ruim, mas também não é das melhores. Você pode expandir suas possibilidades no mundo da fotografia usando lentes mais rápidas. A abertura máxima de sua lente do kit é provavelmente algo entre f/3.5 e f/5.6, o que limita as possibilidades quando você quer fotografar dentro de casa ou em locais com pouca luz. Experimente uma lente f/2.

Arrange uma bolsa para transporte

Como cuidar da câmera? Pra começo de conversa, coloque ela em uma bolsa de transporte. Um modelo acolchoado e de tamanho adequado vai ajudá-lo a manter a câmera limpa e protegida. Ela também permite que você mantenha os vários acessórios (cartões de memória, baterias, carregador, cabo USB, lentes extras) em um único local fácil de encontrar. Outro benefício: com uma bolsa posso deixar que meus filhos carreguem todo meu equipamento sem medo de que eles o derrubem no caminho.

Mantenha-a limpa e seca

Se você tem uma bolsa de transporte, já está na metade do caminho para isso. Lembre-se que a vasta maioria das câmeras no mercado - mesmo que se pareçam com tanques de guerra - não foi feita para sobreviver à exposição a ambientes hostis. Elas definitivamente não são à prova d’água (com a exceção de alguns poucos modelos), então nem pense em tirar fotos dentro da piscina.

Atenção: a chuva conta como “água”! Não tente fotografar durante uma tempestade. Se quiser fotografar ao ar livre com tempo ruim, procure pelo menos uma capa de chuva para sua câmera: há vários modelos baratos à disposição na internet, procure por tempos como “digital camera rain cover” em sites especializados.

Não use ar comprimido

Sei que você quer manter sua câmera limpinha, mas resista à tentação de comprar uma lata de ar comprimido na loja mais próxima. Ele pode ser perigoso para as câmeras, especialmente se você não for muito cuidadoso. Por exemplo, se você chacoalhar a lata pode acabar espalhando propelente sobre a lente. Ar comprimido também pode forçar partículas de sujeira para dentro de partes que não são seladas, o que pode levar à contaminação do sensor. Meu conselho: arrange um bom pano para limpeza de lentes e um pincel, e deixe o ar comprimido na loja.

Desligue antes de mexer

Por fim, um conselho que você não ouve com frequência, mas que deve ser mantido em mente: desligue sua câmera antes de fazer qualquer coisa com ela. Isso inclui trocar lentes, cartões de memória e conectar ou desconectar cabos. Tudo deve ser feito com a câmera desligada.

Se sua câmera estiver ligada e tentando gravar dados no cartão de memória, por exemplo, removê-lo irá provavelmente arruinar o cartão e tudo o que estiver armazenado nele. Da mesma forma, trocar lentes com a câmera ligada aumenta as chances de atrair poeira para o sensor. É um cuidado simples porém importante, que ajudará sua câmera a durar mais tempo.

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/01/27/como-cuidar-de-sua-camera-digital/

Nenhum comentário:

Postar um comentário