Translate

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Enade: 5 cursos da UFJF entre os melhores

Cinco dos oito cursos da UFJF avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2009, do Ministério da Educação (MEC), estão entre os dez mais bem colocados do Brasil. A Faculdade de Direito obteve a nota mais alta entre 968 instituições examinadas, sendo a única da área no país a obter o conceito contínuo máximo: 5. Outros 34 cursos foram classificados na mesma faixa (5), porém com notas inferiores. Administração e psicologia da federal de Juiz de Fora ficaram em segundo lugar entre 1.663 e 398 cursos, respectivamente, enquanto comunicação social é a terceira melhor das 832 faculdades do setor conceituadas. Economia aparece em oitavo lugar.

Para o diretor da Faculdade de Direito da UFJF, Marcos Vinício Chein Feres, a dedicação e o comprometimento dos estudantes foram essenciais para o bom desempenho do curso. "Notamos que os alunos estão dispostos a se graduar com qualidade", comenta. O professor acredita que o corpo docente conceituado e equilibrado, conciliando formação acadêmica e prática, as salas de aula equipadas com recursos multimídia e a biblioteca setorial em constante aperfeiçoamento contribuem para a motivação dos graduandos. "Mas tudo isso é inútil sem o esforço do universitário."

A diretora da Faculdade de Comunicação Social, Marise Pimentel Mendes, concorda que o sucesso na avaliação é decorrente do interesse dos estudantes, motivados pela soma de investimentos em infraestrutura, incentivo pedagógico e consolidação da pós-graduação na
área. "Esse resultado é uma demonstração de como o curso vem evoluindo ao longo dos anos", comemora.

Particulares
Entre as instituições privadas de ensino superior, o curso de administração do Instituto Vianna Júnior foi avaliado como o melhor do país, com nota 4,96. Na classificação geral, ficou atrás apenas de três universidades públicas, incluindo a UFJF. "O resultado reflete a competência e o empenho de uma equipe administrativa e acadêmica que tem como meta constante a excelência no ensino", afirma, em nota, a diretora presidente da entidade, Jacqueline Pires Vianna. Ela lembra que o curso foi o primeiro do estado a receber a certificação pela Fundação Getulio Vargas (FGV), sendo considerado o melhor entre todas as conveniadas da FGV no país em 2010. Já o curso de direito do Vianna Júnior foi classificado na faixa 4.

O conceito foi o mesmo obtido pelos cursos de administração e ciências contábeis da Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum). Já em publicidade e propaganda, a instituição alcançou a graduação máxima, 5. "Nosso desempenho foi bom graças à grade curricular moderna, corpo docente qualificado e infraestrutura apropriada para ajudar o aluno a estudar", afirma a diretora geral da Facsum, Jussara Barbosa de Rezende Martins. Ela destaca, ainda, a colocação da faculdade no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, que avalia a qualidade da graduação e pós-graduação, além de análise do corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico. Neste índice, a entidade obteve a maior nota entre as particulares da cidade.

Fonte:http://www.tribunademinas.com.br/geral/geral40.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário