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domingo, 23 de janeiro de 2011

Dicas para empresas que querem uma boa imagem na rede

É comum clientes realizarem buscas na web antes de realizarem negócios ou parcerias. Zelar pelo o que é divulgado faz parte do negócio. Mantenha uma presença digital positiva.

Todo e qualquer empresário, independentemente de ser dono de um império ou de uma pequena loja, deve cuidar da reputação do seu negócio. A web tem o poder de inundar os usuários com conteúdo. Nessa enxurrada, vêm os aspectos positivos e negativos que foram registrados pela internet. Se essas informações aparecerem diretamente nos resultados de busca, considere-se a caminho do desastre.

É comum clientes realizarem pesquisas sobre marcas e candidatos a vagas de emprego na web. O próprio exército dos EUA chega a rejeitar até 70% dos candidatos a limpar fuzil e encarar o treinamento desumano com base em sua reputação online. Ainda assim, apenas 7% dos norte-americanos acreditam que sua vida real e a digital estão separadas.

Logo, manter um olho aberto e o outro também enquanto zela pelo progresso de sua empresa é o mais sensato a fazer.

O estopim
Um acontecimento em 2010 chamou atenção do mundo para o valor da reputação online, infelizmente do jeito errado. Em entrevista concedida ao The New York Times, Vitaly Borker revelou de que maneira uma estratégia de SEO (otimização de sites para buscadores) invertida trouxe resultados maravilhosos para a empresa que tradicionalmente atendia mal os clientes. A empresa de Borker, Decormyeyes.com, especializada em não entregar os óculos comprados em seu site ou entregar produtos falsificados, galgou rapidamente ao topo dos resultados de busca no Google – resultado de inúmeros links que apontavam para o domínio.

Em seguida, a Google reverteu o cenário e introduziu uma maneira de ordenar os resultados de modo a promover aquele de má reputação para locais menos nobres das páginas com o resultado de busca.

Portanto, é uma boa hora para examinar como anda sua reputação digital.

Pagar ou não por gestão de imagem na web?
Ao se decidir por limpar a reputação digital de sua empresa, marca ou nome próprio na internet, pode ser tentador contratar alguém para realizar essa tarefa. Existem, inclusive, empresas especializadas em fazer esse RP online. Algumas delas garantem dispor de técnicas especiais para reordenar os resultados de busca.

Talvez valha a pena avaliar os serviços dessas empresas, mas não há poção mágica para erradicar as críticas, blasfêmias e agradecimentos da web. Uma vez carregadas em uma página, sua retirada só é possível com base em ação direta por parte do webmaster ou do administrador do site.

Livrar-se de resultados em mecanismos de pesquisa, como Google, é mais difícil ainda. Esses sites de busca têm uma área denominada cache, que possibilita aos internautas apreciar o conteúdo que esteve naquele site na última vez em que o buscador visitou o endereço. Outra ferramenta que possibilita verificar o conteúdo de sites em um prazo retroativo de até 20 anos é o wayback.com.

As empresas ReputationDefender, RemoveYourName e Integrity Defenders oferecem pacotes para remoção de conteúdo hostil na internet. Mas, em suma, a ação dessas empresas é limitada a solicitar que sejam removidos os comentários negativos do site e a orientar como criar mais conteúdo positivo que ajude a equilibrar a balança.

É caro?
Possivelmente a mais conhecida das três seja a ReputationDefender, organização que cobra entre 3 mil e dez mil dólares para monitorar a reputação dos clientes. Contratar a RemoveYourName ou a Intergrity Defenders sai mais em conta. Nelas, os pacotes começam com custo de 3 mil e 630 dólares, respectivamente. Os custos, conforme dito, são iniciais e crescem à medida que novos serviços são adicionados.

Seguem alguns pontos críticos para avaliar de maneira consistente se é chegada a hora de entrar na lista de clientes de organizações voltadas a limpar seu nome na internet:

Atribua um peso maior que normalmente faria aos comentários negativos. Lembre-se de que a especialidade dessas empresas é cuidar da reputação alheia. Então, se essas organizações tiverem resultados comprometedores na web, será um indício claro de que não fazem seu papel direito.
Saiba que nenhuma empresa tem o poder de remover automaticamente comentários negativos de sites.
Considere se a opção correta é mesmo adotar um serviço pago com base em demanda ou se é mais interessante optar pela contratação de uma empresa a custo fixo. Caso esteja de olho em determinados conteúdos que deseja remover, pode ser interessante optar pelo pagamento mensal fixo. Todavia, para ter apenas uma ideia de como anda a fama da sua organização na web, contratar uma empresa a honorários variáveis faz mais sentido.
Como gerir a imagem digital

Se não dispõe de recursos para contratar nenhuma das empresas acima, pode assumir essa tarefa sozinho. Siga esses passos:

1. Rastreie sua presença digital
Realize uma busca pelo nome em um site de buscas genérico, tal como o Bing ou o Google. Ao realizar essa busca, certifique-se de que não procura apenas pelo nome da companhia ou da pessoa, inclua palavras relacionadas e tente buscar também por nomes com erros de digitação comuns. Ao perceber uma ocorrência negativa, realize a mesma pesquisa em outro site.

Faça o mesmo procedimento em outras páginas. Redes sociais são excelente escolha. Facebook e Twitter existem para esse tipo de trabalho. No Brasil, pesquise ocorrências em sites como o reclameaqui.com.br.

Um macete que pode auxiliar quando conhece as chances de encontrar o que procura em determinado domínio é realizar a busca usando a seguinte sintaxe: ”nome da empresa“ site:nomedosite.

Se o alvo da investigação são pessoas físicas, há sites que consolidam as informações públicas dessas pessoas em redes sociais. O Spokeo é um exemplo de site assim. Caso veja que há informação demais sobre você nesse portal, pode solicitar que deixem de apresentar os dados a seu respeito.

De volta aos mecanismos de busca universais (nesse caso apenas o Google). Crie um alerta para cada vez que determinado nome é encontrado pelo mecanismo de buscas. Para essa tarefa, existe no rodapé das páginas de resultados de busca um link chamado “Google Alerta”. Clique nele e informe seu email e o termo que deseja monitorar. Cada vez que tal termo for publicado em um site, você receberá uma mensagem. Escolha entre relatórios diários ou em tempo real.

2. Vá ao encontro de soluções
Não ignore as mensagens ou críticas. Comentários longos e detalhados são fruto de apreço por parte de quem dedica minutos escrevendo sobre um assunto; significam uma relação estreita com o produto ou serviço. Uma excelente estratégia é usar esses comentários a seu favor, pois certamente terão conteúdo relevante.

Caso se depare com testemunhos que possam ser classificados como abuso ou inverossímeis, contate o administrador do site para verificar a possibilidade de eliminar essas mensagens e responda ao autor da mensagem com o seu lado da história. Por mais tentador que pareça, jamais entre em uma troca de farpas e de acusações, pois sempre será mais fácil que potenciais clientes se identifiquem com as reclamações de um usuário que com a defesa da corporação.

3. Fique ligado e produza conteúdo
Esteja sempre onde seu cliente estiver. Ter uma página no Facebook e outra no Twitter está longe de ser suficiente para desover mensagens sobre novos produtos e informar sobre promoções. A receita acertada para afinar sua presença nas redes sociais da internet consiste em engajamento com o cliente e com o público.

Vale mais do que a pena investir na criação de conteúdo para o site da corporação. Desenvolva esse conteúdo de olho no que está repercutindo negativamente na web e sane as dúvidas e os mal entendidos e encare os verdadeiros problemas – mas tudo em seu site – não permita que a briga saia do seu quintal para ganhar a web.

Se tiver a ideia de semear comentários positivos na web, saiba que os internautas têm olho afiadíssimo e percebem qualquer tipo de tentativa de manipulação em segundos. Pense bem, pois existe, inclusive, uma questão de legalidade nessas jogadas que, por alguns, são consideradas desastrosas.

Agora que você está com a impressão de que esse tipo de trabalho tomará 26 horas do dia, saiba que não é bem assim. Uma vez sintonizadas as ações para uma presença digital positiva, basta fazer o trabalho de manutenção. Claro que isso vale apenas para as épocas tranquilas. Quando surgir uma crise, dedique-se de corpo e alma a manutenção da boa imagem da empresa.

Fonte:http://computerworld.uol.com.br/gestao/2011/01/20/dicas-para-empresas-que-querem-uma-boa-imagem-na-rede/

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