Translate

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aprenda a conservar sua TV de tela plana, smartphone e câmera



Lincoln Spector, da PC World EUA
Quer que seus eletrônicos durem mais? Então veja como limpar e cuidar corretamente deles.
Você tem que cuidar de suas coisas, todas elas. E como seu carro e sua casa, seu aparelhos eletrônicos, não importa se grandes ou pequenos, precisam ficar limpos e protegidos de acidentes.

Já demos dicas de como limpar um PC empoeirado. Desta vez, vamos nos concentrar em sua TV de alta-definição, seu smartphone e sua câmera digital. Mas antes de discutir cada item separadamente, vamos falar sobre uma tarefa de manutenção que todos tem em comum.

Limpando a tela

Sua TV, seu smartphone e sua câmera tem telas, e elas provavelmente são de cristal líquido. Uma tela suja vai prejudicar sua diversão e informação. Entretanto elas são muito delicadas, e se você limpar uma tela de forma errada irá arruiná-la para sempre.

A principal ferramenta de que você precisa é de um paninho de microfibra. Você pode conseguir um bem pequeno provavelmente de graça com seu oftalmologista ou na ótica mais próxima de casa. Ele quebra o galho com uma câmera ou celular, mas é preciso muita paciência para limpar uma tela de 50 polegadas com um paninho de 10 x 10 cm.




Um pano de microfibra é o ideal para limpar as telas de seus gadgets

Você pode comprar um maior na maioria das lojas especializadas em eletrônicos (procure junto dos acessórios), mas talvez nem seja preciso: muitos fabricantes incluem um pano de limpeza junto com a TV. Olhe na embalagem onde vieram os manuais.

Limpe a tela gentilmente com o pano seco. Não faça pressão sobre ela, a não ser que você encontre um ponto de onde a sujeira não quer sair com facilidade. Mesmo assim, seja gentil. Na maioria dos casos isso é suficiente, mas se o pano seco não fizer o serviço, você vai precisar de um pano úmido.

Nunca use limpa-vidros, e evite qualquer coisa que tenha álcool na fórmula. E nunca faça a limpeza enquanto o aparelho estiver ligado à tomada. Água destilada é a forma mais fácil e barata de limpar uma tela. Se não for forte o suficiente, você pode fazer uma mistura meio-a-meio de água destilada e vinagre branco. Há soluções comerciais para limpeza de LCDs, mas nunca encontrei nada que fosse melhor que água destilada e vinagre.

Antes de mais nada, desligue o aparelho. Se for uma TV, tire ela da tomada. Se for um celular ou câmera, remova a bateria se possível. Coloque a solução de limpeza em um borrifador e borrife o pano de microfibra. Limpe a tela gentilmente, como já mencionei, e espere até que ela esteja completamente seca antes de ligar o aparelho novamente.

Como conservar sua TV

Já que estamos falando de limpeza, pode ser que você queira “dar uma geral” na moldura de sua TV. Uma moldura empoeirada não atrapalha na hora de assistir seus programas favoritos, mas prejudica a estética e pode causar alergias.

Use um pano macio. O de microfibra que você usou para limpar a tela serve, mas se não tiver nada mais à mão até mesmo uma velha camiseta de algodão pode ser usada. Umedeça (não encharque!) o pano com água, e nada mais, e tire a TV da tomada antes de limpar.

Outra dica importante: sua TV precisa “respirar”. Nunca bloqueie as saídas de ventilação do gabinete, e nem a instale perto de um aquecedor ou em um local onde ela receba luz solar direta na maior parte do dia.

Mantenha a TV seca. Deixe qualquer coisa que possa derramar (como aquele vaso de plantas) bem longe dela. A umidade também pode ser um problema, especialmente se você colocar o aparelho em um local semi-aberto. No geral, uma TV de tela plana nunca deve ser exposta a um ambiente com mais de 80% de umidade.

Se sua casa for atingida diretamente por um raio, ele pode viajar pela rede elétrica, atravessar o filtro de linha ou estabilizador e fritar sua TV. Se você perceber que uma tempestade se aproxima, tire a TV (e os demais eletrônicos da casa) da tomada. Também a desplugue se você for ficar longe de casa por alguns dias.

O “Burn-in”, manchas na imagem causadas pela exibição prolongada de imagens estáticas, não é mais um problema tão grande quanto antes mas ainda pode acontecer, especialmente em TVs de Plasma. Procure na tela de configuração de sua TV uma opção de “proteção de tela” ou “desligamento automático”, e habilite-a. E no improvável caso de sua TV sofrer burn--in, deixe-a ligada por algumas horas com uma imagem que mude constantemente e ocupe a tela inteira. Uma apresentação com fotos, se elas ocuparem a tela toda, serve.

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/02/04/como-conservar-sua-tv-de-tela-plana-smartphone-e-camera/

Nenhum comentário:

Postar um comentário