Translate

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Saiba o que esperar do iPad 2

Confira os principais recursos que devem estar presentes na nova geração do tablet,
segundo analistas; equipamento deve ser anunciado no primeiro trimestre.

Ao que tudo indica, o iPad 2.0 está chegando. O anúncio deve ser feito pela Apple no primeiro trimestre deste ano. Separamos os rumores mais recentes sobre a próxima geração do tablet, que atualmente indicam um gabinete com pequenas alterações, um processador muito melhor, câmera de 3MP, melhores controles de acelerômetro e giroscópio e uma tela aprimorada (mas ainda não a famosa Tela Retina, presente no iPhone 4, que pode estar disponível em 2012).

O processador
O analista da Concord Securities, Ming-Chi Kuo, alega que o novo iPad terá um processador dual-core Cortex-A9 de 1,2 GHz. Isso está de acordo com o esperado, e se a Apple mantiver sua linha, ele será chamado de “Apple A5”.

Já o processador gráfico deve ser o PowerVR SGX543, da Imagination Technologies, segundo publicado pelos sites 9to5Mac e Macrumors. O que é essencial aqui é que ele suporta o formato Open CL, significando que as potências, tanto do processador gráfico quanto da CPU principal podem sere combinadas para lidar com tarefas computacionais intensas. E a mesma combinação de chips deve aparecer no novo iPhone 5.

“O iPad 2 terá 512 MB de RAM, o mesmo do iPhone 4 e o dobro do 1º iPad, mas com clock de 1,066 MHz, com maior memória de largura de banda (o clock de memória do iPhone 4 é de 800 MHz)”, disse Ming-Chi Kuo.

Nós já sabemos que os processadores serão fabricados pela Samsung, que venderá cerca de metade da sua capacidade de produção para a Apple, este ano.

A câmera
O iPad 2 terá câmeras de baixa resolução nas partes frontal e traseira do tablet. A Apple terá um especialista em fotografia digital para trabalhar com a equipe de desenvolvimento do novo aparelho. Isso pode significar melhorias no PhotoStream, no MobileMe Gallery e também possibilitar novas ferramentas de edição de imagens no seu iPad.

Além disso, deve significar que o iPhoto finalmente chegará ao tablet, uma vez que o aplicativo atual Photo não permite a edição de imagens. E ainda dá para arriscar uma versão do editor de vídeos iMovie – já disponível no iPhone.
Lançada em abril de 2010 nos EUA, 1ª versão do iPad chegou com 8 meses de atraso ao Brasil.

A tela
O site 9to5Mac publicou algumas imagens que afirmam ser da tela do novo iPad 2. Se suas fontes estiverem corretas, a nova tela será 10 gramas mais leve e um milímetro mais fina do que seu modelo anterior.

- Tela do iPad 1: Peso de 153.2 g / Medidas: 20,1cm X 15,2cm
- Tela do iPad 2: Peso de 143,9 g / Medidas: 20,1cm X 15,2cm

Além disso, o já citado analista Ming-Chi Kuo afirmou recentemente que a tela do novo iPad terá a mesma resolução de 1.024x768, mas recurso anti-reflexo, o que a tornará um aparelho muito melhor para leitura – pense no Kindle, mas ainda melhor.

O analista da IDC, Tom Mainelli, acredita que veremos uma Tela Retina, mas não até a terceira geração do iPad, que deve chegar no ano que vem. “Não acredito que alguém esteja preparado para produzir essa resolução em grande escala atualmente. E a Apple precisará de muito volume para o iPad 2”, disse.

Planos para pagamentos eletrônicos
O site da Bloomberg afirma que a próxima geração do iPad e do iPhone incluirá funcionalidade de comunicação por aproximação (da sigla NFC em inglês: near-field communication). Isso significa que você poderá realizar pagamentos eletrônicos com os dois aparelho, apenas com a aproximação do dispositivo. Mas usar o iPad para pagar por bens faz menos sentido por causa de seu tamanho maior em relação ao iPhone.

No entanto, usar um iPad como um “quiosque” para receber pagamentos parece fazer muito mais sentido. Os comerciantes precisariam apenas pagar pelo iPad, e alguma taxa (provavelmente) para manter uma conta de pagamento. Imagine todos esses "restaurantes com iPads" efetivamente aceitando pagamentos em seus cardápios digitais.

Isso também poderia representar uma aquisição de tecnologia? No ano passado, rumores apontavam que a Apple buscava comprar a empresa de tecnologia de comunicação por aproximação VIVOtech.

Conectividade
No início, apenas Wi-Fi, GSM e CDMA. Nos Estados Unidos, será possível comprar um aparelho tanto da operadora AT&T quanto da rival Verizon. Mas ainda não está claro se a Apple conseguirá colocar um chip universal de telefone neste lançamento. Faria muito mais sentido oferecer um iPad que você pudesse usar em qualquer rede, mas é possível também que um componente desse tipo consumisse muita bateria e espaço. Se a Apple lançar um tablet capaz de rodar as redes GSM e CDMA, então isso implicará que o próximo iPhone também oferecerá essa habilidade.

Controles de acelerômetro e giroscópio
Esses recursos serão melhorados. Espere por um giroscópio de três eixos (no estilo do iPhone 4), por exemplo.

Além disso, também apostamos em outras melhorias:

- Com câmeras em todos os seus aparelhos móveis, a Apple começará a experimentar interfaces baseadas em movimento – não movimentos do aparelho para controlar o aparelho, mas movimento do usuário (assim como o Kinect faz). Empresas como a eyeSight e a GestureTek já estão usando câmeras embutidas de telefone para analisar movimentos de mãos e reconhecer gestos. Aposto que a Apple irá explorar isso.

- A Apple também irá implementar tecnologias melhores de reconhecimento de gestos com o uso de projetores pico, mas eles não devem aparecer nos aparelhos da empresa este ano. O motivo? Porque eles exigem muita energia e ainda não são bons o suficiente. Dessa forma, por terem muito pouco brilho, iriam apenas desapontar os primeiros compradores, em vez de animá-los.

Fonte:http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2011/02/07/saiba-o-que-esperar-do-ipad-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário