Translate

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

China constrói superinfraestrutura para cloud computing

Complexo na província de Hebei é praticamente do tamanho de uma cidade. Eficácia energética será um importante desafio.


Para promover um crescimento de dois dígitos no mercado de TI do país, a China iniciou a construção de uma infraestrurua de cloud computing do tamanho de uma cidade, na província de Hebei. O complexo, de 57,6 hectares, inclui um enorme data center e vários prédios comerciais, segundo a IBM, encarregada da construção, em conjunto com uma empresa chinesa e o Laboratório Lawrence Berkeley, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, entre outros.

Quando estiver finalizado, o complexo terá quase o tamanho do Pentágono, embora esteja distribuído por vários edifícios, assemelhando-se a um parque de escritórios, no qual podem ser integradas algumas áreas residenciais.

A primeira fase do complexo de Hebei exigirá a construção de sete centros de baixa capacidade. Mas o espaço para o centro de dados pode facilmente ser alargado para mais de 10, 2 hectares. O plano prevê mais seis edifícios de centro de dados, três de cada lado do conjunto inicial de sete. E deverá entrar em 2016, segundo a IBM.

Um dos grandes desafios é a eficiência energética. O Laboratório Lawrence Berkeley avalia a possibilidade de ajudar os chineses, a exemplo do que já faz na Índia há vários anos. Entre as questões a serem desenvolvidas pelo China Electronics Standardization Institute está a implantação de normas para centros de dados, que hoje não dão muita atenção à eficiência energética.

A aceleração do desenvolvimento de centros de dados na China, envolvendo particularmente centros com grande capacidade de prestação de serviços de cloud computing, é uma tendência mundial.

O complexo de Hebei será um dos maiores do mundo. O maior complexo de centros de dados conhecido tem 10,2 hectares, situa-se em Chicago, e pertence à Digital Realty Trust, de acordo com o Data Center Knowledge, que tem uma classificação de centros de dados. A Índia também possui vários complexos.

Fonte:http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/02/08/china-constroi-super-infraestrutura-para-cloud-computing/

Nenhum comentário:

Postar um comentário