Translate

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Primeiros passos em direção à nuvem

Cinco dicas essenciais para qualquer empresa que pretende ingressar em cloud computing.
Por BETH SCHULTZ, DA COMPUTERWORLD-EUA.


1. Informe-se

Antes de partir rumo à nuvem, colha o máximo possível de informações. Conheça os princípios e as definições do que vem a ser computação em nuvem. “Por vezes, o estudo pode levar até seis meses”, sugere Johan Gossens, chefe de TI da representação do Tratado do Atlântico Norte, nos EUA, localizado no estado da Virgínia.

2. Conheça os aplicativos

De seu escritório em Nova Iorque, o CTO da seguradora de saúde EmblemHealth, Pedro Villalba, avisa sobre a necessidade que as organizações têm de conhecer profundamente o inventário de aplicativos. “Antes de migrarmos para computação em nuvem, identificamos todos os processos essenciais ao negócio e determinamos quais deles precisam de ambientes separados para funcionar adequadamente. Alguns deles, assim descobrimos, não eram compatíveis e não foram integrados à nuvem”, conta.

3. Saiba o que é e onde encontrar

Para o CTO da Deloitte, Mark White, a nuvem tem uma definição: “Não é mágica e não é uma bala de prata para resolver todos os problemas da empresa”, diz. “Trata-se de uma implementação que visa dar ao CIO a oportunidade de descobrir onde deve ser aplicada”, define.

A boa notícia é que as nuvens públicas oferecem uma boa saída para quem quer e precisa de tais ensaios. Com base nessas plataformas, podem ser descobertas informações sobre desempenho e outras características sobre o serviço.

4. Calma com as expectativas

Ao implementar uma nuvem privada, uma sugestão é tentar configurá-la de modo simples, semelhante ao EC2 da Amazon. “Experimente dar aos usuários o poder de posicionar um aplicativo na nuvem em apenas 15 minutos, mas saiba que os resultados podem ser variados”, diz o vice-presidente e analista-chefe da Forrester, James Staten. É crucial que a TI informe detalhadamente as especificações para cada tipo de aplicação.

Uma vez com essa documentação em mãos, as empresas podem dar início ao posicionamento de aplicativos na nuvem pelos próprios colaboradores. Basta que cada solicitação seja examinada para verificar se as características de cada solução sejam garantidas, quando funcionando a partir de uma nuvem.

5. Rume em direção à nuvem particular com produtos básicos

Ou seja, compre uma solução pronta de nuvem. A estratégia encontra fundamento por causa de toda a conversa que gira em torno da nuvem e a urgência com que é tratada.

“As soluções prontas vêm em dois formatos diferentes”, explica Staten. Pode ser adquirido primeiro um software para a nuvem e em seguida, providenciadas as bases do hardware sobre as quais a solução funcionará. Em custo, isso significa algo em torno de 10 mil a 50 mil dólares – dependendo do tamanho da nuvem.

“Normalmente, recomendamos que as TIs comecem com estruturas pequenas, dessa maneira podem aprender de forma gradativa e razoavelmente barata”, sugere o analista chefe da Forrester .

Fonte:http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/02/07/primeiros-passos-em-direcao-a-nuvem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário