Translate

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Conheça as tendências convergentes que vão mudar a TI

Por Pedro Fonseca - Computerworld Portugal
Publicada em 30 de novembro de 2010 às 08h00

Analista do Gartner antecipa quatro tendências convergentes que podem ter um enorme impacto nas tecnologias de informação e nas empresas.

“No centro da mudança dos próximos 20 anos estará a inteligência retirada da informação”, assegura Peter Sondergaard, vice-presidente e responsável mundial pelas pesquisas do Gartner. “A informação será ‘o petróleo do século XXI’. Será o recurso a fazer funcionar a nossa economia de um modo antes não possível”.

Para a próxima década, o Gartner identificou dez tendências com forte impacto na economia, desde a cloud à computação social, da computação contextual a estratégias baseadas em padrões – todas com recurso ou auxiliar para a gestão da informação. Quatro delas podem mudar radicalmente as tecnologias de informação e de comunicação.

Cloud “constitui a base de uma descontinuidade que corresponde a uma nova oportunidade de formatar a relação entre os que usam serviços de TI e quem os vende”, diz o analista.

A computação social – e não apenas plataformas como o Facebook ou o Twitter – terão um “impacto real” à medida que “permeiam e turvam as fronteiras entre as atividades pessoais e profissionais”. E vão permitir um “crescimento de produtividade” além de “contribuir para o crescimento econômico”, afiança Sondergaard.

Já a computação contextual (“Context Aware Computing”), segundo o Gartner, vai emergir com a generalização das tecnologias sem fios, agregadas a dispositivos “superinteligentes” (de tablets a smartphones ou netbooks), maior capacidade de computação e comunicações em todos os produtos físicos. “Isto permitirá a criação de software e serviços agregadores de dados, texto, gráficos, áudio e vídeo com contextos como localização, idioma, desejos, sentimentos”, reconhece Sondergaard, acrescentando que provocará um “profundo impacto nas organizações, na forma como conduzimos os negócios”.

As estratégias baseadas em padrões “procuram fontes tradicionais e não-tradicionais de padronização, modelam o seu impacto e adaptam produtos e serviços de acordo com as necessidades do padrão”, diz o executivo do Gartner. Análise de redes sociais, tecnologias cientes do contexto e ferramentas de análise previsional vão permitir aos responsáveis de TI extraírem padrões do enorme “conjunto de fontes de informação e modelar futuras possibilidades”.

Por tudo isso, “a combinação destas quatro tendências cria uma força inimaginável, impactando não apenas as TI e a indústria de TI mas as capacidades das empresas e dos governos”, completa Sondergaard.

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2010/11/30/conheca-as-tendencias-convergentes-que-vao-mudar-a-ti

Nenhum comentário:

Postar um comentário