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sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

iPad auxilia a implantação de tecnologias na empresa

Companhia de pequeno porte dos EUA aproveitou o tablet da Apple para tentar unificar a cultura corporativa de um ambiente dividido.
Pouco tempo depois de a Samsung ter lançado seu tablet Galaxy no Brasil, finalmente o iPad começa a ser vendido oficialmente no País. A situação pode fazer com que algumas corporações pensem em como adotar o equipamento em suas operações, principalmente as que dependem de força de venda ou têm chão de fábrica. Mas, para usar a ferramenta, é necessário uma dose de estratégia.

A Mold & Machines, empresa de manufatura de moldes de metal baseada em Ohio, vivia duas realidades bem distintas quanto à tecnologia: de um lado, trabalhadores de retaguarda, experientes no uso de computador; do outro, funcionários de chão de fábrica, sem familiaridade com tecnologia. A comunicação entre os dois grupos era restrita a e-mails enviadas dos escritórios a um conjunto de PCs instalados em torno do chão de fábrica, frequentemente negligenciados pelas pessoas que deveriam acessá-los.

A consequência desse quadro? Duas culturas corporativas completamente distintas. Isso até a empresa resolver adotar o tablet da Apple como uma forma de derrubar barreiras. “Nós vimos o iPad como uma forma de reunir as pessoas”, disse Larry Housel, gerente de conhecimento e informação da indústria.

O projeto iniciado por Housel começou com a entrega de iPads para cada um dos funcionários da empresa, dos gerentes aos funcionários do chão de fábrica. Estes últimos passaram a manter um tablet perto de suas caixas de ferramentas de trabalho, onde passariam a acessar emails, o calendário da companhia, além de fazer pedidos de férias, tomar novas tarefas no trabalho e entrar na rede social corporativa.

Porque a escolha? Para iniciantes, o tablet, com seus ícones simples e tela touch screen, é simples e intuitivo, até para os que têm medo de PCs tradicionais. “Há pessoas aqui que não têm computador em casa. Alguns sequer saberiam o que fazer com um PC se colocados em frente a um deles”, avalia.

Para estabelecer uma metodologia, Housel formou grupos com vários funcionários da organização para discutir a evolução do uso do iPad, assim como qualquer aplicativo com os quais as pessoas acabaram se deparando no dia-a-dia.

Um exemplo: um grupo de usuários compartilhou um aplicativo que permitia aos usuários assinarem PDFs relativos a transações da empresa. O que, mais tarde, provou ser um recurso interessante para sinalizar aos gerentes sobre o status de transações de entregas e recebimentos de produtos.

“Mais importante do que implantar o iPad é ter um feedback das pessoas que o colocam em uso”, afirmou Housel, que admite que nem tudo é tão intuitivo no Tablet. Tarefas como copiar e colar podem exigir algum treinamento.

Os membros dos grupos também recebem missões: encontrar maneiras de usar o iPad para aprimorar certos processos. “O grande objetivo é se livrar de fluxos de trabalho baseados em papel”, diz Housel.

O sucesso ou falha de um projeto com tablet depende também dos fornecedores de softwares. Alguns abraçam a plataforma abertamente e se comprometem com o desenvolvimento de ferramentas nativas que tiram vantagem dos recursos do equipamento. Outros têm uma abordagem mais conservadora. Cabe aos responsáveis pelo projeto identificar os melhores fornecedores.

Outra coisa importante, segundo Housel, é estimular os fornecedores a desenvolverem para iPad. O executivo já vislumbra usos comerciais para equipamentos que têm câmeras, como a compra de produtos via video-conferência por consumidores.

Housel acrescenta que os movimentos do mercado podem ser um estímulo para adotar os Tablets. As companhias mais modernas, que miram o futuro, querem eliminar papéis e processos muito antiquados, como o envio de ordens de compra e venda via fax. “Fazer negócios no mundo atual pode exigir uma certa dose de ousadia com relação às novas tecnologias”.

Fonte:http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/12/02/ipad-auxilia-a-implantacao-de-tecnologias-na-empresa/

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