Translate

sábado, 4 de dezembro de 2010

"Tome Ciência": Direto no fígado

Programa pode ser visto ao longo da semana, pela TV, e a qualquer hora pela internet

O fígado, o maior órgão interno do corpo humano, tem cerca de 1 quilo e meio e executa mais de 500 funções. Participa da digestão, armazena vitaminas, estoca energia, desintoxica, filtra e equilibra - uma verdadeira central química, capaz de se recompor e se multiplicar quando são, mas sem nenhuma chance de se reabilitar quando seriamente danificado.



De tão importante o fígado chega a ser associado à idéia de intensidade: diz-se inimigo figadal quando o sentimento de ódio é profundo. E o fígado é vinculado à ira e ao humor, sobrando a bondade para o coração. Neste programa, os especialistas desvendam os segredos do fígado falam sobre as hepatites e os novos tratamentos, cirrose e mudanças na fila de transplante.



Participantes:



- João Luiz Hauer, médico hepatologista e presidente do Grupo de Fígado do Rio de Janeiro, que organiza anualmente encontros nacionais sobre o fígado.



- Cláudio Figueiredo Mendes, chefe do serviço de hepatologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, professor das faculdades de medicina da Universidade Gama Filho e da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques.



- Eduardo Fernandes, cirurgião do programa de transplante de fígado do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Confira os canais que transmitem o "Tome Ciência":



- Rio TV, canal legislativo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (canal 12 da Net Rio), às 24h de sábado e 8h30 de domingo



- TV Alerj, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, às 19h de domingo, com reprises às 20h30 de quinta, por satélite (Satélite Brasilsat - B4 at 84° W), pela internet (www.tvalerj.tv) e pelos sistemas a cabo das seguintes cidades do estado: Angra dos Reis (14), Barra Mansa (96), Cabo Frio (96), Campos dos Goytacazes (15), Itaperuna (61), Macaé (15), Niterói (12), Nova Friburgo (97), Petrópolis (95), Resende (96), Rio de Janeiro (12), São Gonçalo (12), Teresópolis (39), Três Rios (96) e Volta Redonda (13)



- TV Ufam, da Universidade Federal do Amazonas (canal 7 e 27 da Net), às 23h de domingo, com reprises às 19h de segunda e quinta e às 15h de sexta-feira



- TV Câmara, da Câmara Municipal de Angra dos Reis (canal 14 da Net e internet), às 19h de quarta-feira, com reprises durante a programação



- TV Ales, da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (canal 12 da Net), às 9h e 22h de quinta-feira



- TV UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina (canal 15 da Net), às 21h de quinta-feira, com reprises durante a programação



- TV Unicamp (canal 12), às 21h de quarta-feira, 19h de sexta-feira e 13h de sábado.



- TV Câmara Caxias do Sul, às 12h de sábado, com reprises às 12h de domingo, 16h de segunda a quinta e 20h15 de sexta-feira.



Além disso, o programa pode ser visto a qualquer hora no site http://www.tomeciencia.com.br



O programa, apresentado pelo jornalista André Motta Lima, conta com o apoio de pauta das sociedades vinculadas à SBPC, além de um Conselho Editorial de cientistas.

(Informações do site do Tome Ciência)
Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=75108

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir