Translate

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Evento debaterá plágio e integridade científica

Estão abertas as inscrições para o First Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (I Brispe), que acontecerá entre os dias 10 e 16 de dezembro, em instituições do RJ e SP

A ideia do evento é reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas e estabelecer critérios para avaliação das pesquisas nacionais e os processos de submissão de manuscritos e revisão por pares em periódicos internacionais. O debate envolverá temas como integridade em pesquisa científica, ética e plágio.

De acordo com Sônia Vasconcellos, pesquisadora do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e uma das organizadoras do evento, o objetivo é inserir as instituições de pesquisa e sociedades científicas brasileiras no cenário internacional em relação a essas discussões.

Duas conferências internacionais sobre o assunto já foram realizadas: uma em Lisboa (2007) e outra em Cingapura (2010) e reuniram dezenas de países.

Durante o evento brasileiro, serão discutidos códigos nacionais e internacionais de conduta para cientistas e novos pesquisadores e a responsabilidade de editores científicos na promoção de padrões éticos. Entre os pontos-chaves da discussão, o plágio em ciência, questões como autoria científica, conflito de interesses na publicação de resultados e a responsabilidade de editores.

Os organizadores esperam que o encontro contribua para se definir um consenso e se estabelecer parâmetros para que a auto-regulação da pesquisa científica se mantenha forte e haja maior transparência e clareza de demandas no processo de revisão de pares e na qualidade das publicações acadêmicas.

A previsão é que ocorram atividades na Coppe/UFRJ, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já estão confirmadas a participação do professor Nicholas Steneck, da National Science Foundation, e da pesquisadora Elizabeth Wager, presidente do Committee on Publication Ethics.

A participação no I Brispe é gratuita, mas a pré-inscrição é obrigatória. Mais informações no site http://www.ibrispe.coppe.ufrj.br/index.php

Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=75016

Nenhum comentário:

Postar um comentário