Translate

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

12 ferramentas e serviços para aumentar sua produtividade no dia-a-dia

Por PC World/EUA
Publicada em 12 de novembro de 2010 às 08h25
Hércules teria realizado seus 12 trabalhos em bem menos tempo se não tivesse esquecido seu iPad ou o smartphone Android em casa naquela manhã.

É fato: boa parte das pessoas tem mais tarefas para fazer do que é capaz de gerenciar. Se este é o seu caso, há algumas ferramentas que podem ajudá-lo a priorizar suas ações e compromissos e não deixar nada para trás.

Não são poucos os programas que prometem transformá-lo em uma máquina de eficiência, mas minha experiência mostra que poucos cumprem realmente o prometido. De toda a infinidade de aplicativos que testei, 12 mereceram permanecer na ativa. É hora de conhecê-los.

1. Nudgemail

Se você é igual a mim e preza intensamente uma caixa de entrada vazia, limpa, com mensagens antigas em pastas, spam em seu devido lugar e e-mails que vão demandar sua atenção dentro de dois ou três dias mantidos a parte, talvez seja chegada a hora de você experimentar o Nudgemail.

Se o referido e-mail deve ser respondido apenas no dia 20 de novembro, por exemplo, basta, depois de criada a conta no serviço, encaminhar a mensagem para nov20@nudgemail.com. No dia informado o email será reenviado para sua conta.

Cabe avaliar com sensatez o uso desse serviço. O recurso ainda é beta (sinônimo de “sujeito a falhas”) e o Nudgemail não é lugar para mensagens de conteúdo confidencial. Testei o recurso e funciona. Programei o envio de um e-mail para mim mesmo para daqui a uma hora; 60 minutos depois recebia uma mensagem de um remetente de nome conhecido, um tal de Nudgemail.

2. Doodle

Na hora de agendar conversas com prestadores de serviço independentes ou realizar uma pesquisa sobre aonde ir nessa noite, o Doodle resolve seu problema. Sem requerer a criação de uma conta (apesar de você poder, se quiser) o Doodle converte sua agenda em um arquivo ICS, incorporável à maioria dos calendários eletrônicos. Esse conteúdo pode, sem complicação, ser adicionado em websites e ser acessado facilmente.

3. Remeber the Milk

Na atual altura do campeonato, o Remeber the Milk já figura entre os programas realmente úteis no planejamento de agendas. Para falar a verdade, esse que vos escreve usa o RTM para dar conta de várias tarefas. Basta digitar qualquer lembrete no campo “Add new task” (adicionar compromisso) e pronto. Complete as informações sobre datas finais, tags (palavras-chave da tarefa), prioridade e outras informações, tudo no mesmo campo. A agenda do RTM pode ser partilhada com outros usuários do recurso.

Na versão desktop, o RTM é gratuito. Mas, por 25 dólares, você leva o direito de usar a plataforma no smartphone, por enquanto limitado aos aparelhos Android.

4. Toodledo

Quem prefere uma plataforma para gestão de tarefas mais tradicional vai gostar da interface do Toodledo. Ele é otimizado para a metodologia GTD, em que podem ser definidas categorias, dados sobre a localização, pastas e outras ferramentas que permitem a adição de notas em projetos e tarefas.

O Toodledo está disponível para uma variedade de dispositivos móveis. Androids, iPhones e similares têm clientes para usar a ferramenta.

Por 15 dólares ao ano, você pode pular da versão gratuita para uma intermediária com capacidade de partilhar recursos e informações. Com mais 15, ou seja, por 30 dólares ao ano, abrem-se as portas para usar 5GB de espaço virtual e armazenar arquivos que podem ser partilhados.

5. Taska

Desenvolvido especialmente para a plataforma iOS, mais especificamente para iPads, ele já conquistou mais da metade dos nossos repórteres. Custa 5 dólares e é capaz de sincronizar a agenda com o Toodledo.

6. Instapaper e o ReadItLater

Então você pertence à categoria de pessoas que gostam de deixar a mesa limpa sem nenhum compromisso pendente para o dia seguinte, não é? O que fazer, então, com os links que seus amigos e colegas insistem em te passar enquanto você trabalha? Simples, Instapaper e ReadItLater. Esses dois aplicativos salvam o conteúdo dos links que você recebe, mas não tem tempo de acessar, e armazenam as informações em seu smartphone para você ler no tempo livre.

De longe, gostamos mais do Instapaper, apesar de ainda carecer de uma interface decente para o Android. O ReadItLater funciona muito bem com o PaperDroid, aplicativo desenvolvido para a plataforma Android.

7. Android Voice Text

Por melhores que os teclados de smartphone fiquem, sempre serão pequenos demais. Mas, como as pessoas compreendem quando recebem mensagens com erros de digitação, deixo o trabalho ingrato de espremer meus dedos nas teclas minúsculas para lá e dito (não digito) o texto diretamente na entrada de voz do meu smartphone Android.

O recurso é nativo desde a época dos aparelhos Android 2.0. Podendo esperar por tudo menos uma interpretação perfeita, ele economiza a dor de cabeça e seus amigos continuarão a perdoá-lo pelos eventuais e inevitáveis erros de digitação.

8. Dragon Dictation para iPad e iPhone

Se utiliza um desses gadgets, poderá se livrar do trabalho de preencher longos formulários e de escrever notas extensas usando a conversão de sua voz em texto.

Apesar de o programa requerer que você fale pausadamente e com muita clareza, seu desempenho é impressionante. Caso ele faça alguma confusão com o texto, basta realizar a correção usando o teclado.

9. PamFax

Não é que eu não goste. Eu detesto, em letras garrafais e negritadas, qualquer aparelho de fax. Cada vez que alguém me solicita o envio de um fax eu saio do sério e fico tentado a arremessar uma dúzia de rosas no ventilador. Então, pagar 6 dólares por mês e usar o PamFax foi a melhor solução que encontrei.

Capaz de ser integrado em sistemas Android, Windows, Apple e Linux, livre de publicidade e sem limites para uso, o PamFax pode ser usado para enviar documentos que você fotografa com a câmera de seu smartphone e edita para parecerem uma cópia.

10. XMind

Às vezes, o melhor jeito de monitorar as variáveis mais relevantes de um projeto consiste em apontá-los de forma visual. No caso de minha conta bancária, a cor vermelha é a mais apropriada e o software de escolha para tal é o XMind, disponível para as plataformas Windows, Apple e Linux.

Os dados do programa podem ser transportados em um flash drive (pendrive) e carregados no site xmind.net de forma pública ou privada. Pague 49 dólares por ano e use recursos que permitem transformar os dados do XMind em uma plataforma colaborativa.

11. Evernote

Esse simpático, porém robusto e eficiente programa é muito mais que uma simples agenda. Ele consolida uma gama variada de informações em formatos diferentes. Notas de texto, fotografias tiradas com seu smartphone, páginas da web e gravações de voz são facilmente localizados com o Evernote.

12. Huddle

Gerenciar uma equipe é trabalhoso, não há dúvida. Para garantir que todos os participantes de um projeto estejam em sintonia, vale usar o Huddle. Baseado numa plataforma web, esse gerenciador de projetos disponibiliza calendários e cronogramas que podem ser partilhados com toda a trupe.

Com base nele é possível delegar tarefas e distribuir listas com a pauta da reunião de semana que vem. Se quiser, você poderá usar o Huddle para trocar mensagens instantâneas tecendo elogios sobre a forma maravilhosa que o projeto é gerenciado...Not.

(Robert Strohmeyer)
Fonte:http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2010/11/11/12-ferramentas-e-servicos-para-aumentar-sua-produtividade-no-dia-a-dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário