Translate

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Alunos da UFJF conquistam 1º lugar em congresso internacional de computação

Os alunos Daniel Mendes Caldas, Bruno Gouvêa Barros e Micael Peters Xavier do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), destacaram-se em evento internacional, na área de computação.
O “22nd International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing” foi realizado em Petrópolis (RJ). O Congresso trata de computação de alto desempenho e arquitetura de computadores.
Micael Peters Xavier recebeu o terceiro lugar por seu artigo “Porte de um simulador da eletrofisiologia do coração para um ambiente de grade computacional”, apresentado no Workshop de Iniciação Científica (WSCAD-WIC). Já Daniel Mendes Caldas e Bruno Gouvêa Barros ficaram com a primeira colocação no mesmo workshop pelo trabalho “Implementações paralelas de um modelo da rede imunológica utilizando POSIX Threads e OpenMP”.
Daniel Mendes, feliz com a publicação do seu artigo, considera que a premiação é importante por confirmar que o trabalho está dando certo, além de ser uma motivação para permanecer nessa área de estudo.
Já Bruno Gouvêa, menciona o aspecto multidisciplinar do projeto, pois o mesmo é uma união das áreas de Computação e Biologia. Ele também reafirma o incentivo para comunidade científica e a chance de levar para o Congresso o nome do curso de Computação da UFJF como um curso que desenvolve bons trabalhos na área.
Segundo Eduardo Barrére, chefe de Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFJF, a conquista pelo mérito do trabalho é extremamente importante para o currículo dos professores e do grupo de pesquisa. O reconhecimento é satisfatório, já que abre portas sempre para outros projetos e também para continuidade da pesquisa. E ainda, nos congressos, outros professores têm interesse no tema, ampliando os contatos para estudos relacionados. Eduardo ressalta que é uma honra para o Departamento o recebimento de prêmios por trabalhos de qualidade de alunos e professores.
Publicação na Reic
Os projetos foram orientados pelos professores Marcelo Lobosco e Rodrigo Weber dos Santos no Fisiocomp, Laboratório de Fisiologia Computacional e Computação de Alto Desempenho, da UFJF, e tiveram apoio da UFJF, do CNPq e da Fapemig. Como premiação, os estudantes foram convidados a publicar seus trabalhos no periódico Reic (Revista Eletrônica de Iniciação Científica). A revista é mantida pela Sociedade Brasileira de Computação.
O professor Marcelo Lobosco destaca que a participação foi uma grande vitória, por proporcionar a divulgação dos nomes dos alunos e da UFJF para o Brasil e para o mundo. Marcelo observa que a publicação na Reic é muito concorrida, sendo feita geralmente por convite.
Durante um jantar de gala foram entregues as premiações dos melhores trabalhos apresentados na conferência.
Outras informações: (32) 3229-3311 (Departamento de Ciência da Computação)
Fonte:http://www.ufjf.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário