Translate

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Arquiteta explica quais são os cuidados que se deve tomar ao montar uma biblioteca em casa

RIO - Se você está com planos de criar uma biblioteca em casa, fique atento às dicas da arquiteta Carla Chy.

Como deve ser a disposição de uma biblioteca?
Tudo depende do objetivo do proprietário. Se a intenção for somente armazenar livros, muitos livros, é preciso aproveitar ao máximo o espaço. Neste caso, o ideal é ocupar cada centímetro das paredes e deixar a circulação no centro (nem sempre é possível, depende de vários fatores, entre eles, o tamanho do ambiente).

Se a intenção é, além de armazenar livros, usar o ambiente para leitura, o importante é criar um clima aconchegante e delimitar as áreas. Se o morador for colocar livros por toda parte, o ambiente pode ficar caótico, dificultando a concentração, além de não ser funcional. Quando se delimita os espaços, além de conseguir uma organização visual e funcional melhor, cria-se um ambiente mais agradável.

Há alguma medida mínima?
Não. No geral, prateleiras com 35 cm de profundidade tendem a comportar todos os tipos de livros (inclusive de artes e fotografia, por exemplo). Prateleiras estreitas, de 20 cm, comportam livros de leitura. O ideal é que, caso você tenha muitos livros grandes, meça-os para ter certeza da profundidade da prateleira.

Há algum material mais indicado para compor o armário que irá abrigar os livros?
O importante é que a estrutura seja resistente e comporte o peso dos livros. Às vezes, as prateleiras são finas e, com o peso dos livros elas acabam envergando. As prateleiras podem ser de madeira (o ideal é que a espessura seja de de 4 centímetros e a largura não seja não maior do que 2 metros. Se for o caso, é melhor reforçar a estrutura com uma mão-francesa de a cada 1 metro) ou em estrutura metálica (a espessura da prateleira pode ser menor).

Há alguma dica para evitar o mofo no local?
O mais importante é que o local seja arejado, tenha uma boa ventilação natural. Mas, mesmo assim, algumas medidas devem ser tomadas: não adianta ter janela se ela não for aberta diariamente por, pelo menos, de 1 a 2 horas, permitindo trocas de ar. Além disso, os livros acumulam muita poeira: é muito importante tirar o pó regularmente com uma espanador e, de tempos em tempos, tirá-los do lugar para limpar as prateleiras e os próprios livros, com um pano com álcool.

Há alguma dica relacionada à arquitetura que pode ajudar na conservação dos livros?
Quanto mais fácil for o acesso aos livros, mais fácil será a limpeza e com certeza mais frequente. Se a estante for muito alta, portanto, é preciso ter uma escada apoiada nela. Outra coisa é escolher um local para a estante que receba ar: melhor em frente à janela que ao lado, por exemplo.

Como deve ser o ambiente que abriga uma biblioteca? Deve haver cantinhos para a leitura?
O ambiente deve ser bem aconchegante e confortável, pois é um espaço de introspecção e concentração. Quanto mais confortável e agradável for, mais tempo você conseguirá ficar no ambiente. O ideal é ter uma poltrona em que você sente menos ereto do que na mesa de refeições, ter braços para apoio e um pufe de apoio para os pés.

Há algum revestimento de piso mais indicado para o local?
Para revestimento de piso, é importante ser um de fácil limpeza e manutenção. Como os livros tendem a acumular poeira e umidade, um carpete, por exemplo, acaba absorvendo e o ambiente pode ficar com aquele cheiro de "guardado". Já um piso de madeira, além de ter ótima manutenção deixa o ambiente aconchegante.

A biblioteca pode ser integrada a outro ambiente? Se sim, qual e o que você acha dessa proposta?
A biblioteca pode ser integrada a vários outros ambientes. Tudo depende da proposta e do uso. O mais comum é ela ser integrada ao escritório ou à sala, mas pode funcionar com outros ambientes. No entanto, devemos ter em mente que a biblioteca está associada à leitura e, portanto, deve ser um local que permita concentração. Ficar integrada a um home theater, por exemplo, não tem problema desde que os ambientes não sejam usados por diferentes pessoas ao mesmo tempo. Outra coisa é que o outro cômodo propicie as condições higiênicas necessárias a uma biblioteca: por exemplo, a cozinha exala gordura, que não é muito propícia de se ter em contato com os livros, pois podem ser danificados.

Fonte:http://oglobo.globo.com/economia/morarbem/mat/2010/11/08/arquiteta-explica-quais-sao-os-cuidados-que-se-deve-tomar-ao-montar-uma-biblioteca-em-casa-922975390.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário