Translate

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Hologramas estão cada vez mais próximos de virar realidade

Pesquisadores da Universidade do Arizona estão desenvolvendo um sistema que projeta uma imagem em três dimensões que se atualiza em tempo real
Terça-feira, 09 de novembro de 2010 às 16h00

Um projeto desenvolvido por pesquisadores americanos da Universidade do Arizona pode transformar os hologramas dos filmes de ficção em realidade em breve. O centro da pesquisa é um novo material plástico especialmente desenvolvido para isso, capaz de reter imagens holográficas em 3D em tempo real.


O sistema desenvolvido funciona da seguinte maneira: 16 câmeras em ângulos diferentes foram apontadas para um objeto e fizeram várias imagens em 2D. As informações foram em seguida enviadas em tempo real para outro local remoto.

No ponto de chegada, todas as imagens foram "impressas" por um laser no polímero foto-sensível, formando uma imagem em 3D que vai lentamente se desfazendo, mas é atualizada em seguida pela nova impressão do laser. Para enxergar a imagem, não é necessário nenhum tipo de óculos, apenas um pouco de iluminação.

Um dos responsáveis pelo projeto, o professor Nasser Peyghambarian, afirma que o sistema poderia ser útil para procedimentos cirúrgicos ou empresas que fabricam grande objetos, com aviões e navios, já que ele permite ter uma imagem ampla 3D do modelo e que se atualiza em tempo real.
Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/hologramas-estao-cada-vez-mais-proximos-de-virar-realidade/14783

Nenhum comentário:

Postar um comentário