Translate

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Extensão permite realizar buscas com voz no navegador Chrome

Apesar de oficialmente não reconhecer buscas em português, é possível encontrar conteúdo na web para termos brasileiros sem alterar a pronúncia.

Desenvolvido por programadores da empresa eligrey, uma extensão que usa os recursos do Google Voice permite que sejam realizadas buscas em diferentes mecanismos de busca, como o Google, DuckDuckGo, Wolfram | Alpha, BING, Yahoo! e Wikipedia. Usuários que desejem configurar o sistema para realizar buscas em outros sites, como o Blekko, têm essa opção, mas precisam incluir o site de buscas de Richard Skrenta na lista de sites de busca padrão nas opções do plugin.

Para instalar

Windows:
Para determinadas versões do Chrome (9 ou mais recentes) é necessário incluir uma linha de comando nas opções de execução do atalho. Para tal, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Chrome e selecione propriedades. No campo “Destino”, inclua a seguinte linha, sem alterar o conteúdo anterior:


%LocalAppData%\Google\Chrome\Application\chrome.exe --enable-speech-input

Sistemas MAC OS:



Configurar o recurso Google Voice em sistemas MAC OS é um pouco mais complicado e requer que seja criado um script contendo a seguinte instrução:



do shell script "/Applications/Google\\ Chrome.app/Contents/MacOS/Google\\ Chrome --enable-speech-input"



O scripted deve ser salvo na pasta ~/Applications/


Uma vez instalado, o plugin será exibido, junto das outras extensões no canto superior direito da interface do Chrome. Clicando com o botão direito sobre o ícone e selecionando o item “opções”, o usuário é levado para uma tela, em que pode definir a ordem dos sites de pesquisa que devem ser varridos pelas buscas iniciadas com o comando de voz.

Depois disso, basta acessar o site de pesquisa preferido (previamente configurado nas opções) , clicar no ícone de microfone exibido no canto direito para acionar a busca por voz e pronunciar as palavras da busca. Não espere muito, para determinadas pesquisas ou termos com mais de duas palavras os resultados podem ser supreendentes.

Hino Nacional, Dilma Roussef e endereços
No site o desenvolvedor do sistema informa que é necessária uma pronuncia clara e em inglês, mas buscas por termos como "Hino Nacional” e “Dilma Roussef”, pronunciadas em português brasileiro, resultaram em SERPs (páginas com resultados de busca) perfeitos.

O mesmo pode ser dito da busca por endereços e por cidades. Em testes com as palavras "Avenida Paulista", "Rua do Rócio", "São Paulo", "Belo Horizonte" e "Quixeramobim", os resultados foram igualmente acertados.

Mas a regra não é geral, algumas pesquisas trouxeram resultados para lá de diferentes do que era procurado.

Google Voice em seu site
Webmasters podem adicionar o sistema de buscas em seus sites, contanto que tenham um recurso de buscas interno. Para saber como fazer essa modificação, visite o site do fabricante da API.

Soluções semelhantes não são novidade para sistemas móveis. Sistemas Android e IOS possuem recursos bastante parecidos, ambos desenvolvidos pela Google.

Depois de usar o recurso repetidas vezes, a qualidade dos resultados e o funcionamento do aplicativo ficam comprometidos e é necessário fechar o navegador e reiniciar o programa para voltar a ter um funcionamento razoável.

O sistema só funciona em canais de busca universal. Pesquisa por imagens ou vídeos (no Google) ainda não são aceitas.
Klaus Junginger
Fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/01/05/extensao-permite-realizar-buscas-com-voz-no-navegador-chrome/

Nenhum comentário:

Postar um comentário