Translate

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Paulo Bernardo promete 'inundar país com redes de comunicação'

Novo Ministro das Comunicações assume pregando o diálogo com as operadoras. E anuncia que MP concedendo isenção fiscal a modens para o PNBL foi assinada por Lula, dia 31 de dezembro.

O novo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou hoje (3/1), ao assumir o cargo, que pretende "inundar o país com redes de comunicações" para os eventos esportivos dos próximos anos e para atender à demanda da nova classe média.

“As comunicações são a chave para o desenvolvimento de um país e, no caso do Brasil, precisamos discutir o setor com vistas aos dois grandes eventos – Copa do Mundo e Olimpíadas – que vamos receber. Além desses eventos, temos uma crescente classe média, que vai demandar cada vez mais esses serviços”, afirmou o ministro, para quem as mesmas pessoas que andaram de avião pela primeira vez há pouco tempo, agora vão também querer ter acesso à internet grátis. Ou a planos a 35 reais ao mês.

Bernardo reiterou o compromisso de tocar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), para internet, e o Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), para a telefonia fixa. Nesse ponto,chamou a atenção para a necessidade de contar com a colaboração das empresas de telecomunicações.

“É preciso preservar o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos sem nos omitirmos de discutir metas”, disse. "Se as empresas de telecomunicações querem negociar conosco a alterações de seus contratos, querem ter benefícios nessa negociação, podem também ceder um pouco", disse o ministro, ao comentar que pretende incluir a aceleração do PNBL e as metas de banda larga nas negociações do PGMU.

O Programa Nacional de Banda Larga será uma das prioridades de sua gestão. "Vamos trabalhar de forma articulada com o setor privado, com o desafio de ampliar e baratear o acesso à internet de alta velocidade" explicou o ministro. Bernado informou também que o governo federal já publicou, no último dia 31 de dezembro, uma medida provisória que desonera do IPI bens relacionados às telecomunicações e isenta os modens dos impostos PIS e Cofins.

Sobre a necessidade de estabelecer um novo marco regulatório para o setor das comunicações,o ministro fez questão de destacar que este tema será discutido em um amplo debate, que envolverá diversos setores da população, inclusive com a realização de consulta pública. Reafirmou ainda o compromisso de manter o diálogo com as rádios comunitárias e de expandir a TV Digital.

Já sobre os Correios, Paulo Bernardo afirmou que vai fortalecer quadro de funcionários, com a realização de concurso público, e acelerar o processo de licitação das franquias, num esforço para, segundo ele “preservar a admiração e a confiança que a população brasileira deposita na Empresa”.

(*) Com Agência Brasil.

Fonte:http://computerworld.uol.com.br/telecom/2011/01/03/paulo-bernardo-promete-inundar-pais-com-redes-de-comunicacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário