Translate

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Rede social para freelancer promete casar talentos e oportunidades

Por Robinson dos Santos, do IDG Now!

Criada por brasileiros, SuperTau utiliza técnicas de RH para combinar habilidades dos participantes a projetos que precisam de profissionais.

Uma equipe de empreendedores unidos pela Internet deu vida a um site que, segundos seus autores, combina rede social com mercado de trabalho e técnicas de recursos humanos. Assim é o SuperTau, rede de serviços com ênfase no trabalho freelancer e que, um mês após a estreia, já tem 1.800 cadastrados.

“As pessoas têm conhecimentos que podem ser valiosos, mas nem sempre são explorados por não se saber quem precisa deles”, explica o químico e administrador de empresas Daniel Wege, de Campinas (SP) – que, com o programador e autor de livros de TI Jairo Moreno, de São Paulo, e o designer Marcelo Salles (já desligado do grupo), produziu o site, num trabalho que levou um ano.

Wege diz que, com ajuda do site, fica mais fácil ao ofertante de uma oportunidade de trabalho fragmentar as tarefas de seu projeto para que qualquer pessoa possa executar. “Assim fica mais fácil encontrar quem possa ajudá-lo”, explica.

O site traz ainda um sistema de avaliação, no estilo dos leilões online. Quem contrata avalia o contratado, e vice-versa, num esquema que permite deixar uma opinião sobre o serviço ou o profissional.

800 usuários
Embora desconhecido, o modelo de serviço oferecido pelo site tem-se mostrado promissor. Na última semana, o SuperTau recebeu 800 usuários, diz Wege. “Segundo o Google Analytics, a maioria veio de redes sociais como Facebook e Orkut.”

Numa primeira impressão, o site remete à rede social profissional LinkedIn. Há espaço para divulgação de perfil e currículo com foto, por exemplo. “Há comunicação entre os participantes e quem entra pode até importar seus contatos de outras redes”, ressalta Wege.

As diferenças ficam por conta do detalhamento disponível para a descrição do participante – um método emprestado da área de recursos humanos e que leva em conta itens de conhecimento, habilidade, atitude e outros (no jargão do RH, o conjunto é conhecido pela sigla CHAO).

Outra possibilidade disponível no site é a realização de um teste de personalidade. Chamado de SuperTeste, ele reproduz os testes de aptidão aplicados por departamentos de RH em processos de seleção.

Dados cruzados
A matriz de habilidades e conhecimentos fornecidas pelos participantes serve de base para um cruzamento com as habilidades exigidas pelos projetos divulgados no site. Se um projeto exigir programadores Cobol, todas as pessoas que incluíram Cobol como habilidade serão avisadas, explica Wege.

“Por outro lado, digamos que alguém tenha divulgado um projeto de trabalho”, conta Wege. “Alguém que não tiver a habilidade exigida não poderá se candidatar.”

Reside aí uma das primeiras possibilidades de monetização do site, conta o sócio. “No futuro, uma pessoa sem essa habilidade – digamos, formatar uma planilha Excel – poderá receber uma oferta de curso, com desconto.”

Para o futuro, Wege acena com a possibilidade de criação de uma agenda compartilhada e um modelo de receita inovador que, por enquanto, prefere não detalhar. “Ele já está pronto, mas decidimos explorá-lo apenas no fim do ano”, diz.

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/01/05/rede-social-para-freelancer-promete-casar-talentos-e-oportunidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário