Translate

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Acervo da biblioteca da Faculdade de Direito passa por restauração



Sérgio (ao centro) treinou outros funcionários para auxliarem no processo de restauração das obras


A Biblioteca Rodrigues Valle Júnior da Faculdade de Direito da Universidade de Juiz de Fora (UFJF) está passando por um cuidadoso trabalho de restauração de seu acervo. Previsto para acontecer durante todo o período de férias a estimativa é que 10% dos quase cinco mil exemplares passem pelo processo de recuperação.
A ideia do projeto partiu do bibliotecário Sérgio Crisóstomo dos Reis, em função de sua participação no curso Pequenos Reparos Bibliográficos – Reestruturação de Livros, oferecido em 2010 pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Prorh) e Centro de Difusão do Conhecimento (CDC). Utilizando os conceitos apreendidos no curso, Sérgio treinou outros três funcionários para auxiliarem no processo de restauração das obras.
Segundo Crisóstomo, o projeto está sendo realizado durante as férias acadêmicas para aproveitar o baixo fluxo de usuários. A estimativa é que, no período das aulas, sejam emprestados e consultados uma média de cem exemplares ao dia. “Durante o período letivo há um grande fluxo de usuários na biblioteca para estudar e realizar consultas e, por causa desta grande demanda, os livros são muito manuseados pelos alunos, causando assim algumas avarias.” A biblioteca realiza empréstimos a toda comunidade acadêmica, além de disponibilizar o seu acervo a consultas para a comunidade em geral.
O bibliotecário conta que a maior parte dos danos verificados nos livros são capas rasgadas e soltas. “Ressalto às pessoas que para reformar um livro nunca se deve usar fita adesiva, pois, no primeiro momento fica bom, mas depois de certo tempo a fita passa a danificar a obra. Deve-se usar sempre cola e papel.”
Com intenção de dar continuidade ao trabalho, com menor intensidade durante o ano letivo, Sérgio revela que o objetivo é disponibilizar aos usuários um material de mais qualidade facilitando assim o seu manuseio. “Sabemos que apesar da explosão informacional da internet, o livro é sempre uma fonte incomensurável de pesquisa e nunca vai perder o seu valor. Conservá-lo é uma forma de preservar a nossa memória.”
A biblioteca do Direito foi desativada há alguns anos tendo suas obras integradas à Biblioteca Central da UFJF. Foi no final de 2009 que a Faculdade voltou a ter sua unidade própria.
Outras informações: (32) 2102-3505 (Biblioteca do Direito)
Fonte:http://www.ufjf.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário