Translate

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Baixe arquivos de URLs e organize rapidamente com o Automator



Serviço do aplicativo permite fazer downloads com menos cliques ou até com um atalho de teclado.
Suponha que durante uma conversa por mensagens instantâneas, um amigo passe um aplicativo ou arquivo em MP3 para você baixar. Normalmente, o procedimento para isso é copiar a URL, abrir o browser e colar o link na barra de endereço. Em alguns navegadores, não é preciso nem colar o endereço no campo; basta apertar Enter, esperar até o arquivo carregar e, então, salvá-lo. Mesmo com toda essa facilidade, existe um jeito mais fácil ainda.

Abra o Automator e na lista de templates, selecione Service. No canto superior direito da janela, configure o serviço pare receber URLs selecionadas em qualquer aplicativo. Depois disso, no grupo de ações de Internet, dê um clique duplo em Download URLs, para que o item seja adicionado à janela de edição à direita. Por padrão, ele irá baixar os endereços para a pasta de Downloads, contudo, caso queira estipular outro local, selecione o caminho a partir do item Where no menu drop-down. Salve o serviço e insira um nome como Baixar URL Selecionada, por exemplo.

Agora, em qualquer app que suporte o serviço, encontre um link com um arquivo que possa ser baixado (ou, para propósitos de teste, qualquer endereço) e selecione o mesmo com o cursor. Abra o submenu Services a partir do menu da aplicação e selecione Baixar URL Selecionada na lista, ou ainda dê um clique com o botão direito (ou Command+Clique) e selecione o item na mesma seção Services.

O arquivo conectado ao endereço deve ser baixado na pasta selecionada. Caso seja especialmente grande, será exibida uma pequena engrenagem de roda giratória do lado direito da barra de menu, enquanto a transferência é feita. Ao clicar no item, será exibido um menu no qual o usuário pode cancelar o download; ao término do processo, o documento estará na pasta de destino.

Por incrível que pareça, isso pode ser feito ainda mais rápido, caso um atalho de teclado seja atribuído ao serviço. Abra as Preferências do Sistema, vá em Keyboard e, na aba Keyboard Shortcuts, selecione Services na lista da esquerda. Encontre Baixar URL Selecionada na lista e dê um clique duplo à direita do item para inserir um atalho de teclado à função – algo como Control+Command+D, por exemplo.

Fonte:http://macworldbrasil.uol.com.br/dicas/2011/02/17/baixe-arquivos-de-urls-e-organize-rapidamente-com-o-automator/

Nenhum comentário:

Postar um comentário