Translate

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Artigo: Os smartphones vão acabar com a Era dos PCs?

Telas e teclados menores são alguns dos obstáculos para que dispositivos móveis substituam definitivamente os desktops.


É difícil imaginar um mundo totalmente sem computadores. Mas, com a grande popularidade de smartphones e com o número cada vez maior de usuários substituindo seus desktops por dispositivos móveis, as tendências do mercado apontam que em breve teremos um novo ambiente, onde não será necessário o uso de PCs em grande escala.

Para isso, a indústria de smartphones tem trabalhado bastante para conseguir alcançar todos os recursos oferecidos pelos desktops.

A Nuvem
Neste momento, estou em um cafeteria e vejo que a grande quantidade de notebooks ao meu redor exibem páginas de redes sociais e outros serviços baseados na nuvem: cerca de metade deles estão no Facebook e os demais no Gmail, YouTube ou Twitter. De fato, das dezenas de telas, apenas uma não está exibindo algo que não consigo reconhecer como uma interface de Web – acredito que seja um AutoCAD. Este profissional, ainda que solitário, é um exemplo importante para o futuro do mercado de smartphones. Mas vamos falar sobre ele apenas mais tarde.

Atualmente, um usuário típico de PC já utiliza a nuvem, armazenando seus dados em servidores remotos que podem ser acessados de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. Quando você possui vários aparelhos conectados, o uso de serviços como o Google Docs e Google Calendar é bastante conveniente. Na realidade, o fato de não precisarmos de armazenamento offline é o primeiro passo em direção à dominação dos smartphones.

Superando Limites
De acordo com um estudo realizado pela ComScore, em dezembro de 2010, mais de 63 milhões de usuários nos Estados Unidos (EUA) tinham um smartphone e este número aumenta a cada mês. Mas apesar de sua crescente popularidade e fácil acesso a dados baseados na nuvem, existem algumas limitações que fazem deles um dispositivo secundário em comparação aos PCs.

Questões importantes como o tamanho da tela e o teclado minúsculo podem limitar a produção de conteúdos, o que é fundamental para muitos usuários. Além disso, enquanto os processadores para smartphones estão melhorando continuamente, eles ainda parecem fracos em comparação com o potencial do mercado de computadores.

À curto prazo, certamente, a questão dos processadores será resolvida. Mas, como resolver as limitações da tela e do teclado? Uma maneira seria o uso de uma dock – com monitor e teclado – para smartphones, que aproveitariam os serviços de rede e tirariam proveito dos serviços da nuvem para executar aplicações de PC, tudo com a inferface da plataforma móvel.

No ano passado, a Citrix e a Open Kernel Labs revelaram um novo conceito chamado "Nirvana Phone ", que faz exatamente isso. Foi uma ideia interessante e fez as pessoas questionarem quando ele estaria pronto para o mercado.

Na última Consumer Eletronic Show (CES), que ocorreu em janeiro deste ano, a Motorola apresentou o Atrix 4G, o primeiro smartphone baseado em um processador dual-core incluindo uma "lapdock", que transforma o aparelho em um notebook - de certa forma, o projeto foi inspirado no design do “Nirvana Phone”.
Alguns dizem que este pode ser um verdadeiro 'assassino' para o mercado de PCs, mas suspeito que será apenas o início.

Conclusões
O Atrix possui um design elegante e um conceito importante, mas ele realmente vai substituir o uso de PCs?

O principal problema ao utilizá-lo é a a incapacidade de executar todas as aplicações que normalmente seriam executadas em um desktop. O que faz bastante sentido, já que duvido que alguém precise dessa tecnologia apenas para jogar Angry Birds em tela cheia. Para mim, o mais interessante seria rodar aplicativos desenvolvidos de desktop de modo integral a partir de uma dock.

Lembre-se do designer de AutoCAD no meu café? Ele é uma prova disso. Enquanto as massas podem, eventualmente, abandonar os PCs em troca de aparelhos ultra-portáteis para ler notícias, o profissional sempre terá a necessidade de equipamentos mais robustos, armazenamento offline e de telas grandes.

Será que os PC morrerão? Não. Será que os PCs serão substituídos como principal plataforma para acessar à web? Uma hora, sim.

(Mike Keller)

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/telecom/2011/02/11/artigo-os-smartphones-vao-acabar-com-a-era-dos-pcs/

Nenhum comentário:

Postar um comentário