Translate

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego na área de TI



Conheça algumas das perguntas mais frequentes e saiba quais fatores são levados em consideração na hora da contratação.

Stephanie Kohn

Muitos profissionais ainda têm dúvidas quanto à forma correta de agir em uma reunião ou se comunicar com seus superiores e colegas de trabalho. A situação fica ainda pior na hora em que têm de enfrentar uma entrevista de emprego. Esta é a etapa mais importante de um processo de seleção, pois trata-se do momento em que o recrutador consegue tirar todas as dúvidas, para saber se o candidato está apto ou não para a vaga em questão.

As empresas de coaching e agências de emprego surgiram justamente para dar uma força nesse sentido. E, por isso, criaram um processo que serve como uma simulação de entrevista (veja exemplo de perguntas abaixo), no qual o candidato em potencial testa suas habilidades, recebe críticas, elogios e tem acesso a dicas que podem ajudar muito na hora do contato com a empresa.

No caso específico dos profissionais que estão em um processo seletivo para uma vaga em TI, na hora da entrevista de emprego, eles precisam se preparar para serem testados, segundo Maiara Tortorette, analista de comunicação da Catho Online - empresa de recrutamento. Ela explica que, hoje em dia, as empresas querem contratar pessoas que, de fato, têm o conhecimento necessário para executar o trabalho esperado. Por isso, tendem a buscar formas de confirmar se alguém está realmente apto a exercer uma função na hora da entrevista pessoal.

“É melhor ser preciso quanto ao que se sabe ou não, uma vez que, em algum momento, você será cobrado por tudo o que apresentou em seu currículo e no processo seletivo", pontua Maiara, que acrescenta: "Portanto, vale a pena ser sincero quanto às limitações para evitar cobranças mais tarde.”

Para profissionais inexperientes que queiram entrar no mercado de TI, o ideal é buscar uma vaga que não exija experiência. Caso contrário, dificilmente a pessoa será selecionada para o processo seletivo, uma vez que o segmento de tecnologia demanda capacidades bastante específicas.

Outra dica de Maiara é que, no caso do processo prever dinâmicas em grupo, o candidato a uma vaga precisa demonstrar espírito de equipe. A analista conta que, normalmente, profissionais da área de TI são individualistas, por isso, as empresas costumam testar, antes de contratar alguém para o setor, a capacidade de trabalhar em equipe, o espírito de liderança e a habilidade para lidar com pessoas.

A seguir, descubra quais as principais perguntas que podem prepará-lo para uma entrevista de emprego em TI e aproveite o bom momento do setor, que tem hoje cerca de 15 mil vagas em aberto para analistas, programadores, supervisores, coordenadores e gerentes disponíveis no mercado.

Principais perguntas para programadores e analistas:

- Cite um caso em que você teve que desenvolver um projeto em equipe com várias pessoas diferentes e em que você teve sucesso e conseguiu realizar todo o projeto. (avaliação sobre ambição e objetividade)
- Conte uma história em que você cometeu um erro, como foi e qual foi a sua atitude diante do problema. (avaliação sobre atitude, liderança e ética)
- Como você já resolveu problemas e situações complicadas com criatividade? Qual foi a solução mais criativa que você já utilizou? (avaliação sobre criatividade)
- Como você se comporta no que se refere às políticas de segurança da empresa? Que tipo de falhas de segurança você já deixou no seu sistema e que foram detectadas posteriormente? O que você fez para corrigi-las. (avaliação sobre ética e atenção)
- Cite um caso em que o que você desenvolveu não estava de acordo com o que foi solicitado inicialmente e como foi resolvida a questão (avaliação sobre comunicação)

Principais perguntas para supervisores, coordenadores e gerentes:

- Cite um caso em que a sua equipe teve que desenvolver um projeto e em que houve sucesso. Como foi o projeto e qual foi o seu papel nele? (avaliação sobre ambição e objetividade)
- Conte-nos um caso em que alguém da sua equipe ou você cometeu um erro, como foi e qual foi a sua atitude diante do problema (avaliação sobre atitude, liderança e ética)
- Conte-nos um caso em que você conseguiu resolver um problema da sua equipe com criatividade. Qual foi a forma mais criativa que você encontrou para motivar a sua equipe (avaliação sobre criatividade e motivação)
- Como você faz para garantir que a sua equipe não irá explorar falhas de segurança ou até mesmo deixar uma vulnerabilidade no sistema que permita uma invasão ou comprometimento do acesso (avaliação sobre ética, atenção e capacidade de comunicação)
- Cite um caso em que houve uma falha de comunicação em algum projeto e como você lidou e corrigiu o problema com a equipe (avaliação sobre comunicação)
Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/dicas_para_se_sair_bem_em_uma_entrevista_de_emprego_na_area_de_ti

Nenhum comentário:

Postar um comentário