Translate

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pesquisadores criam projeto que promete dobrar tráfego em redes wireless

Tecnologia permite enviar e receber ondas de rádio, simultaneamente e sem interferências.


Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram um novo processo para que aparelhos wireless possam emitir e receber ondas de rádio, simultaneamente e sem interferência. Até agora, cientistas consideravam impossível realizar essa tarefa ao mesmo tempo, uma vez que, com exceção da telefonia, todos os equipamentos sem fio precisam "revezar" turnos para enviar e receber dados.

A tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores pode baratear e tornar mais rápida a troca de dados nas redes wireless que existem atualmente, dobrando sua capacidade.

Pelo modelo desenvolvido em Stanford, os persquisadores colocaram duas antenas de transmissão - em vez de apenas uma – em um roteador e mais uma antena receptora no meio. As duas transmissoras passaram a interferir no sinal uma da outra, criando um ponto nulo acima da receptora. Dessa forma, o equipamento pode receber informações de outros pontos sem se confundir com os próprios dados emitidos. O processo é semelhante ao que fazem alguns fones de ouvido que anulam o som exterior.

O próximo passo para os pesquisadores é tornar a tecnologia comercialmente viável.

Veja vídeo que explica funcionamento da tecnologia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário