Translate

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como organizar informações em um Portal Corporativo



Os portais corporativos são uma solução de fácil utilização. Leia mais neste White Paper.
Nos últimos anos, com o crescimento exponencial dos dados armazenados em meio digital, as empresas se depararam com a difícil tarefa de gerenciar grandes volumes de dados e compartilhar informações e conteúdo por toda a organização de forma ágil e estruturada. Diante deste desafio, as empresas buscam por soluções tecnológicas que atendam uma visão de negócios orientada pela estratégia da empresa em organizar, consolidar, classificar e distribuir os diversos conteúdos de interesse de clientes, parceiros e funcionários aumentando a velocidade no processo de tomada de decisão e usando o tempo destes usuários de maneira mais inteligente.
Sabe-se que em breve as estruturas empresariais não serão as mesmas; estruturas lineares e hierárquicas serão substituídas por estruturas interativas, a padronização de acesso a informações corporativas serão personalizadas para cada perfil de usuário. Tudo isto porque o uso da tecnologia intensifica-se a cada dia e os jovens que hoje utilizam blogs, mensagens instantâneas, redes sociais, etc para comunicar-se com amigos, organizar eventos e divulgar pensamentos utilizarão estas e outras tecnologias para executar, delegar e acompanhar suas atividades profissionais quando ingressarem no mundo corporativo.
Neste contexto, surge o portal corporativo, uma ferramenta que permite o acesso às informações consolidadas, em um formato útil e simples ao usuário, seja ele um cliente, parceiro ou funcionário da empresa. Servindo como ponto único de acesso, o portal corporativo assume o papel de diversas ferramentas, tais como busca por conteúdo, gestão de documentos (repositório), business intelligence, fluxo de trabalho/processos, entre outras, criando um centro aglomerador e distribuidor de conteúdo.
A identidade da empresa é representada, aos seus clientes na Internet, por seu portal corporativo. Sendo assim, este portal visa atender às demandas da Web 2.0, permitindo e estimulando a interatividade, ser colaborativo e permitir acesso pelos diversos dispositivos disponíveis (PCs, smartphones, Tablet PCs, etc). Também deve integrar de aplicações e personalização de conteúdo, bem como a geração e atualização de conteúdo por seus usuários. Suas funcionalidades devem ser acessadas de forma clara, amigável e intuitiva, atendendo às expectativas de usuários mais conservadores e também dos "nativos digitais".


fonte:http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/como_organizar_informacoes_em_um_portal_corporativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário